quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Painel - Doença de Parkinson

Prosseguindo com os posts sobre a apresentação, temos a Doença de Parkinson. Apresento aqui também a explicação sobre as Vias Direta e Indireta dos Gânglios da Base, como prometi na apresentação.

A Doença de Parkinson é uma doença idiopática, ou seja, não possui causa definida. Afeta (principalmente) idosos, em sua motricidade.
Os principais sintomas são o tremor, a rigidez muscular e a acinesia (ausência de movimento). Tais sintomaspodem vir a gerar alterações posturais no indivíduo.
Acredita-se que a DP seja conseqüência de um déficit de dopamina, neurotransmissor que influencia na regulação de dois caminhos de informações pelos Gânglios da Base. Explico: Gânglios da Base são estruturas cerebrais de fundamental importância em funções motoras complexas. São eles: Corpo Estriado (Putâmen + Núcleo Caudado + Núcleo Accumbens), Tálamo, Núcleo Subtalâmico, Globos Pálidos (Externo (GPe) e Interno (GPi)), Substância Negra. Esta última é a produtora da dopamina, ou seja, quando perde massa (evento causado pelo envelhecimento), gera déficit, gerando DP.

A influência da dopamina no circuito dos Gânglios da Base ocorre porque ela estimula um caminho de informações (Via Direta) e inibe outro (Via Indireta), sendo que a Via Direta, estimulada, favorece o movimento, enquanto a Indireta o prejudica.
- Via Direta: Córtex Sensorial estimula o Corpo Estriado, que inibe o GPi. Ele, então, pára de mandar sinais inibitórios para o Tálamo, que então libera sinais excitatórios para o Córtex Motor.

- Via Indireta: Córtex Sensorial estimula Corpo Estriado que, pela falta de Dopamina, inibe o GPe (e não o GPi). Dessa forma, o Núcleo Subtalâmico é liberado para enviar sinais excitatórios ao GPi, que inibe o Tálamo, que não envia sinais ao Córtex Motor.

A diferença entre os níveis de Acetilcolina e de Dopamina geram falta de coordenação, pois há o estímulo mental do movimento, pela produção normal de acetilcolina, mas sua concretização é impossibilitada pela ausência de dopamina.
A perda de células da Substância Negra (produtora de Dopamina) tem várias explicações plausíveis, entre elas:
1. Anormalidades Mitocondriais: a Cadeia Respiratória é alterada, gerando excesso de Radicais Livres, que causam morte celular.
2. Teoria do Estresse Oxidativo: além das anormalidades mitocondriais produzindo radicais livres, o próprio metabolismo da dopamina produz radicais hidroxila e peróxido de hidrogênio que, por seu poder oxidativo, também geram morte celular.
3. Neurotoxinas ambientais: temos o exemplo de toxinas industriais e MPTP, destruidores das células produtoras de dopamina. Cabe aqui um caso interessante que o ocorreu nos EUA em 1976: MPTP foi encontrado numa remessa de heroína que acabou gerando um "surto" de Parkinson. Porém, sabe-se que tal substância só é tóxica quando oxidada a MPP+ pela Monoamina Oxidase B (MAOB) (que é a removedora de dopamina), pois dessa forma é captada pelo terminais de dopamina, inibindo a NADH coenzimaQ1 redutase, enzima da cadeia respiratória, podendo causar morte celular.
4. Teoria da Excitotoxicidade: atividades de vias excitatórias (ex: do Glutamato) causa aumento da quantidade de cálcio nas células, causando morte celular.
Quanto aos tratamentos, há muitos recursos usados:
1. Dopa: aminoácido precursor da dopamina, quando sob ação da Dopa-descarboxilase. É administrado com inibidores de tal enzima, para que possa sofrer a transformação apenas ao chegar no cérebro, e não antes.
2. Agonistas da Dopamina: ação mimetiza a da dopamina, mas não é tão potente. Apesar disso, têm a vantagem de não precisar de ação enzimática.
3. Inibidores da MAOB: sendo que MAOB remove a dopamina, os níveis desta ficam maiores. Acredita-se também que diminua formação de radicais livres, já que muitos são provenientes do metabolismo da dopamina.
4. Anticolinérgicos: inibem ação da acetilcolina, restabelecendo equilíbrio dopamina x acetilcolina, devolvendo coordenação motora.
Próximo tópico: Síndrome de Cockayne! Aguardem!


Por: Julia Horita

Um comentário:

Joyce Hillary disse...

O ótimo medicamento fitoterápico do Dr. imoloa é o remédio perfeito para o vírus HIV, eu fui diagnosticado com HIV por 8 anos e todos os dias estou sempre pesquisando, procurando uma maneira perfeita de me livrar dessa doença terrível, pois sempre soube que o que precisamos pois nossa saúde está bem aqui na terra. Assim, em minha pesquisa na internet, vi alguns testemunhos diferentes sobre como o Dr. imoloa conseguiu curar o HIV com seu poderoso remédio herbal. Decidi entrar em contato com este homem, entrei em contato com ele para obter o remédio herbal que recebi através do serviço de correio da DHL. E ele me guiou sobre como fazê-lo. Pedi-lhe soluções e bebi o remédio herbal por boas duas semanas. e então ele me instruiu a ir verificar o que eu fiz. eis que eu era (VIH NEGATIVO) .Obrigado a Deus pelo dr imoloa usou seu poderoso remédio herbal para me curar. ele também tem cura para doenças como: doença de parkison, câncer vaginal, epilepsia, Transtornos de Ansiedade, Doença Autoimune, Dor nas costas, entorse nas costas, Transtorno bipolar, Tumor cerebral, maligno, Bruxismo, Bulimia, Doença do disco cervical, doença cardiovascular, Neoplasias crônicas doença respiratória, distúrbio mental e comportamental, fibrose cística, hipertensão, diabetes, asma, artrite inflamatória auto-imune mediada. doença renal crônica, doença inflamatória articular, dor nas costas, impotência, espectro de álcool feta, Transtorno Distímico, Eczema, câncer de pele, tuberculose, Síndrome da Fadiga Crônica, constipação, doença inflamatória intestinal, câncer ósseo, câncer de pulmão, úlcera na boca, câncer de boca, corpo dor, febre, hepatite ABC, sífilis, diarréia, doença de Huntington, acne nas costas, insuficiência renal crônica, doença de addison, dor crônica, doença de Crohn, fibrose cística, fibromialgia, doença inflamatória intestinal, doença fúngica das unhas, doença de Lyme, doença de Celia, linfoma , Depressão Maior, Melanoma Maligno, Mania, Melorreostose, Doença de Meniere, Mucopolissacaridose, Esclerose Múltipla, Distrofia Muscular, Artrite Reumatóide, Doença de Alzheimer email- drimolaherbalmademedicine@gmail.com / call or whatssapp ..... +2347081986098