terça-feira, 25 de novembro de 2008

Terapia Ortomolecular


A palavra ortomolecular provém de: Orto = equilíbrio e molecular = moléculas. Dentro dos conceitos de terapia ortomolecular, o equilíbrio metabólico é feito pela correção dos mecanismos moleculares fisiológicos, suprindo-se o organismo com elementos adequados para uma reordenação bioquímica, tendo papel principal as vitaminas, os minerais, os aminoácidos, os ácidos graxos essenciais e, quando necessários, alguns hormônios.
A intenção é prevenir doenças degenerativas crônicas, apesar de essa técnica estar famosa atualmente por promover a beleza, "magreza" e juventude de atrizes que aparecem diariamente nas revistas femininas.
Os ingredientes utilizados fazem parte do metabolismo normal das células. Como exemplo podemos citar a Vitamina C (participante da síntese de colágeno e da manutenção dos glóbulos brancos no sangue) , o Zinco (participa de mais de 80 reações no organismo inclusive as que envolvem o paladar e o olfato), o Selênio (participa na atividade da enzima glutationa que impede a formação de radicais livres de gordura como o colesterol).
Apesar de famosa, a eficiência dessa terapia não é comprovada cientificamente e existem, inclusive, estudos que afirmam que ela apresenta efeito contrário ao proposto, ou seja, aumentam a ação dos radicais livres.
Outro fato interessante é que sempre que apresentada, a ortomolecular está associada a uma dieta e a hábitos saudáveis, por exemplo: “Os resultados são muito bons, mas dependem muito da pessoa. Não é um tratamento milagroso, o paciente ideal é aquele que já se alimenta adequadamente, pratica exercícios físicos, mas não consegue emagrecer”, acredita Dr. Marcos Natividade.
Resta-nos a questão: o que realmente é responsável pelo retardo do envelhecimento: hábitos saudáveis ou pílulas com ingredientes suspeitos?!


Bibliografia:





Postado por: Érica Freitas

Nenhum comentário: